Adoração

Padrão

Acho que já escrevi antes, mas eu sou professora. E adoro conceituar palavras. Acho que fica mais explicadinho embora saiba que a definição que o dicionário nos dá pode ser muito pobre tendo em vista os inúmeros usos que fazemos de determinados vocábulos.

Adoração: Segundo o Houaiss adoração pode ser: veneração, culto que se rende a (alguém ou algo) que se considera uma divindade. Amor excessivo, veneração, idolatria por (alguém ou alguma coisa que se considera excepcional, singular etc.); paixão. Gosto descomedido, exagerado por (alguma coisa, ger. prosaica, comum). Vou ficar só nessas duas definições para falar sobre uma coisa que já vivi e hoje me perturba muito. A adoração que algumas pessoas têm por determinadas marcas.

Quando era criança, éramos muito pobres. Mas para criança tudo está bom. Como vivíamos somente entre pessoas que tinham a nossa mesma condição de vida, não imaginávamos que existiam pessoas que possuíam muito mais que nós. Na verdade sabíamos sim, pois nossa alegria era brincar com seu lixo que era nosso tesouro. (Minhas irmãs e eu não podíamos ver um lixão. Aquilo pra nos era a felicidade suprema. Latas de sardinhas, potes de margarina e iogurte, embalagens de Taf man E eram nossos brinquedos. Inclusive tínhamos a maior vontade de descobrir que gosto tinha esta bebida, mas até hoje não faço ideia. =D e quase tudo que vestíamos era usado. Crianças, pelo menos os da minha época, não se importavam com marcas de roupa, pois pra nós roupa era só algo que nos vestia e pronto. Mas aí veio a adolescência e acabou a inocência…

No ensino médio todo mundo queria uma calça da Fórum, Vide Bula, Zoomp. E mochilas da Company. E blusas da Bee. Poucos de nós, alunos de escola pública e moradores de favela, tinham condições reais de ter roupas dessas marcas. Uns aceitavam, outros morriam de trabalhar o mês inteiro pra comprar uma calça que custava 80% do seu salário e outros faziam suas “gambiarras” que basicamente era comprar etiquetas das marcas queridas e colocar em calças baratinhas que comprávamos nas lojinhas do centro da cidade. Para ser legal, descolado e o bambambam a pessoa tinha que, obrigatoriamente, usar marcas. De preferência dos pés à cabeça. E a adoração a essas marcas era doentia. O assunto era só esse. E não era coisa só das meninas, era geral! Um dia, estava indo pra auto escola já com 23 anos e um rapazote, desses com 17 anos ou menos, me cantou assim na rua: “Uau!! Que bunda linda nessa calça Zoomp.” Olha isso!! Ele me olhou toda e tinha que dizer algo relacionado à etiqueta da minha calça.  

O tempo passou, as pessoas evoluíram, eu percebi que podia andar linda com roupas de C&As da vida. Porém há uns quatro anos me deixei viciar em uma marca de roupas do Rio. Adorava tudo e queria tudo e meu armário era 80% esta marca. Participava de um grupo da marca no finado Orkut. Sofria quando não conseguia a peça desejo. Uma doença! Olhando em retrospecto eu vejo que era tudo por conta da marca mesmo e não pelo estilo que a marca vendia, uma vez que toda vez que vou sair as peças dessa marca são a ultima coisa que experimento e quase nunca as escolho.

Um dia essa adoração passou e sem esforço algum. Acho mesmo que à medida que vamos nos conhecendo e respeitando, muitas coisas vão sendo deixadas pra trás sem qualquer sofrimento. Eu “sarei” da adoração. Mas ainda conheço pessoas que fazem loucuras por causa de determinadas marcas de roupa, maquiagem, cosméticos… É aquela velha história da aceitação. Ou uso o que todo mundo usa ou estou de fora. E essa necessidade de “estar no grupo” faz com que muitas mulheres percam a noção dos seus corpos, dos seus bolsos e de sua beleza. Muitas condicionam estar lindas a estar usando marca X. E isso é a pior mentira que já criaram!

Vamos fazer o exercício de olhar pra fora. Ver o que está ao redor. Questionar pra onde estamos indo. O que estamos fazendo. E o principal por que estamos nos deixando dominar pelo ideal da beleza exterior. Estar linda e elegante pouco tem a ver com a vestimenta externa ou com o uso de tal marca, mas com seu porte, sua segurança, domínio de si e do seu mais belo sorriso.

É isso!

 

Um comentário sobre “Adoração

Compartilhe seu pensamento comigo.

