Sobre a solidão ou não estarmos sós

Padrão

Eu sou uma pessoa antissocial. Não sou muito chegada em gente e adoro ficar sozinha. Por ser assim desprendida eu tenho dificuldades em entender pessoas que tem necessidade de ter outras ao seu lado constantemente. Não saem sozinhas pra lugar nenhum e se não tem companhia acabam deixando de fazer atividades prazerosas simplesmente por que precisam da muleta de sempre ter gente por perto. Ser desse jeito, pra mim, não é uma coisa muito saudável por que você depende do outro pra ser feliz. Por outro lado existem aquelas pessoas que ficam felizes de ter amigos ainda que eles não estejam perto fisicamente. E só de saber que eles existem e que você pode, eventualmente, falar e estar com eles já está muito bom. Temos uma sala de bate papo no facebook que alegra meus dias. Não nos falamos sempre como era no começo por que agora o ano começou de verdade e com ele todas as responsabilidades nossas de cada dia, mas só de saber que eles estão lá já dá um alento e uma alegria instantânea.

Mas eu queria falar também que, embora fisicamente não tenhamos ninguém ao nosso lado, NUNCA estamos sozinhos. NUNCA. Por ser espírita acredito nos milhões de espíritos desencarnados que vivem entre nós sem que notemos sua presença e também no mentor que cada um de nós tem e que nos acompanha todo o tempo. Este último é o ser mais abnegado que poderíamos conhecer na vida. Não nos deixa sós, sopra boas ideias na nossa cabeça, nos acolhe quando fazemos alguma burrada, mas, sobretudo respeita o nosso livre arbítrio. Na iminência de fazermos alguma besteira (coisa que acontece demais por que nessa Terra não existe perfeição) imagino que ele apenas diz: “- é a sua caminhada. Se você fizer isso pode acontecer aquilo, mas se você fizer estarei aqui.”  

Se é assim por que tememos tanto a solidão? Ela não existe. Somos seres biológicos criados pra viver em sociedade e sei da importância do outro na minha evolução, mas não entendo esse medo desmedido de ficar só que beira a loucura e faz com que as pessoas se envolvam em relações problemáticas e atraiam para suas vidas relacionamentos que fazem mal achando que qualquer coisa é melhor que estar sozinho…

Como disse no início do texto eu adoro ficar sozinha, embora não viva totalmente sozinha por ter uma família, entretanto quando consigo ficar só, nada me dá mais prazer que deitar na minha cama com meus livros. Ficar lendo, pensar na vida, escrever. Muitas vezes desligo o telefone pra me desligar totalmente do mundo. Graças a Deus ou não, ainda não sei, eu não preciso do outro pra ser feliz. Preciso de mim e só!

Pode ser que eu seja assim por nunca ter experimentando a solidão verdadeira. Dizem que é doloroso e causa diversos males: “A solidão está relacionada ao mau funcionamento do sistema imunológico, ao aumento da pressão sanguínea, à elevação dos níveis de hormônios do estresse, a um sono ruim, ao alcoolismo, ao uso de drogas e mesmo a alguns tipos de demência em pessoas mais velhas”. Será que algumas pessoas já trazem isso de “fábrica”? Esse medo de estar só sem ninguém pra conversar, dividir dores e alegrias, a vida, enfim? Ainda não entendo…

Eu não sou psicóloga e, lógico, tudo que escrevi aqui foi baseado no meu jeito de ver viver. Não é nem a MINHA verdade absoluta. Posso mudar de ideia daqui a pouco e experimentar essa dor que eu acho que só atinge os outros e sentir na minha pele como é ser sozinha, mas por enquanto eu ainda consigo viver feliz com ou sem gente comigo. Claro que isso não se aplica à perda por desencarne de pessoas que amamos. Aí já é outra história…

Na verdade eu só queria entender o que move as pessoas a fazer loucuras pra não estar só e por que isso dói tanto. 

 

PS: Eu não acredito mais em sorte, mas sempre fui muito “sortuda”. Se tem uma coisa que sempre fui nessa vida é amada! Muito e ainda sou. Isso eu agradeço a Deus todos os dias!!

 

Fonte da citação: http://senta.la/nka3

 

Imagem

Compartilhe seu pensamento comigo.

